quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Enchentes em Barra Mansa

A cada ano Barra Mansa sofre com as enchentes.
Para alguns apenas um problema, para outros um desastre.
Não importa em que grau, o certo é que todos são afetados por este já característico e esperado problema, não só de nossa cidade mas do estado do Rio de Janeiro como um todo.
Geograficamente podemos apontar várias causas para este fato, mas sem dúvida as principais são: Ocupação desordenada, poluição dos rios, devastação da mata ciliar, impermeabilização dos solos e mudanças climáticas.
Todavia as fotos abaixo provam que este não é um problema atual, e que Barra Mansa já enfrentou outras enchentes também catastróficas.
Vale ressaltar que o homem se difere de outros animais pela capacidade de alterar o  ambiente  em busca de uma melhor condição de vida, mas por vezes esquece que a natureza mais cedo ou mais tarde cobra seu preço.
Ano de 1946

Em um momento como este, de dor para muitas famílias, devemos refletir se nossas atitudes cotidianas tem contribuído para esta situação.
O importante de estudarmos e conservarmos a História de nossa cidade é evitarmos os problemas cometidos no passado, para só assim garantirmos nosso futuro.
Professor Robson Paulino da Silva
Coordenador do Museu da História de Barra Mansa
Especialista em Gestão Ambiental Empresarial pela UGB Volta Redonda

0 comentários: